Entenda como que os cadastros podem salvar a sua empresa
Já reparou que sempre que você vai comprar algo, o vendedor pede seus dados?
Desde o supermercado à loja de presentes, todos estão querendo suas informações.
Mas, afinal, qual a vantagem de uma empresa ter o cadastro dos seus clientes?
Está cada vez mais comum ouvir que os dados são o principal ativo da empresa, independente de seu tamanho, ramo ou faturamento.
Através deles, a empresa poderá decidir seu futuro no mercado e tomar as decisões mais coerentes do seu negócio.
No artigo abaixo, vamos falar sobre como os cadastros podem impactar significativamente na gestão de vendas da sua empresa, além de gerar ótimas oportunidades.
O cadastro de Clientes
Conforme a Revista Uol as pessoas gostam de sentir-se importantes e esse sentimento contribui para sua experiência de compra na empresa.
Quanto mais a empresa entende sobre as pessoas que compram dela, mais próximo ela consegue levar essa experiência até elas.
Você lembra a última vez que teve um atendimento espetacular? Aposto que você se sentiu importante. Desta forma, cada vez mais as empresas buscam uma forma de transformar o atendimento em uma experiência única. O grande desafio é entender como criar esse encantamento.
Para isso é preciso entender seus clientes, uma das formas mais utilizadas são os dados dos cadastros.
O primeiro grande passo é ter uma base de clientes e a partir disso você poderá:
Conhecer o perfil do cliente: com seus cadastros, você pode entender qual o público-alvo da empresa e decidir melhor suas campanhas e estratégias de marketing.
A Netflix é uma empresa que usa esta estratégia. Através da análise do seu público americano, ela decidiu a criação da série House of Cards.
Veja os benefícios que pode ter através da sua base de clientes
Fidelização: ter estratégias de fidelização como, por exemplo, dar um bônus quando o cliente comprar R$10.000,00 na sua empresa. Com os cadastros você pode definir isso da melhor forma possível para sua empresa.
Pós-venda: fazer um pós-venda é uma forma de entender como foi a experiência de compra do cliente e conseguir trazer insights para um aprimoramento da venda do produto.
Decisões inteligentes: entender seu público faz com que você tome melhores decisões de compra dos produtos para manter seu estoque sempre atualizado.
Atendimento Personalizado: tendo em base a pesquisa que o site Uol, quando seus clientes têm um atendimento personalizado ele tende a voltar.
Tendo registrado o perfil do seu cliente ou suas preferências, é possível, no momento da compra atendê-lo, de forma específica e personalizada. Para algumas empresas, até mesmo fazer uma pré-venda, enviando um produto em sua casa para o seu cliente experimentar.
Avisar quando tem novidade: com uma base de dados de clientes, você pode encaminhar novidades por e-mail, WhatsApp, aumentando a procura por produtos.
Como podemos fazer isso na prática?
Usando seu ERP (Sistema de Integrado de Gestão Empresarial), você consegue extrair informações extremamente valiosas para estabelecer uma estratégia usando os dados do cadastro, além de implementar recursos otimizando as operações da empresa. Para as dicas abaixo vamos usar o ERP LSoft SGC.
Como implementar melhorias usando o Cadastro de Clientes?
Isso evita vender para alguém que não irá conseguir pagar aquela quantia.
Informações Específicas: Inserir informações específicas no cadastro de seu cliente, assim seu atendimento será personalizado.
Ex: Uma loja de Roupa Femininas poderia ter no seu cadastro que sua cliente prefere roupas estampadas, desta forma, quando for lançar uma venda, aparece a mensagem direcionando o vendedor.
Forma de Pagamento Personalizada: outra pesquisa que encontramos foi que quanto mais formas de pagamento você possui mais chances tem de fechar uma venda e é possível determinar as formas de pagamento para o cliente.
Ex: Para meu cliente Premium tem uma forma de pagamento especifica que é 10 vezes no boleto ou para o cliente com um perfil restrito em pagamento, pode colocar pagamento somente em cartão de crédito.
Estatísticas: As estatísticas são uma das melhores ferramentas para obter informações que determinam o perfil dos clientes. Como elas você pode saber:
Média de Compra
Maior compra
Data de Cadastro
Número de compras
Media de atraso de pagamento
Quantos pagamentos foram em atraso
Relatório para determinar os Perfis de clientes: relatórios são ferramentas extremamente úteis para determinar qual o seu perfil de clientes. Assim, pode responder várias perguntas
Quais clientes que compram acima do valor X?
Onde está localizado o meu público alvo de cliente?
Qual cliente consume esse grupo de produto?
Quais clientes não compram há x dias?
Quem são os clientes com restrições financeiras?
Além de emitir relatórios para responder várias perguntas juntas.
Dados personalizados: personalizar dados do cadastro pode trazer informações específicas do seu nicho. Assim, pode traçar estratégias ou campanhas específicas.
Ex: Uma Pizzaria pode ter um campo personalizado e cadastrar se um cliente é vegetariano. Desta forma, quando for fazer uma campanha de Marketing ou de vendas, eles saberiam qual o total de clientes vegetarianos na cartela de clientes.
Consideração final
Algumas empresas focam em conquistar cada vez mais novos clientes e acabam por negligenciar os clientes já conquistados.
Quando você mantém e atualiza frequentemente sua base de cadastros de clientes, você passa a priorizar a fidelização de pessoas que já compraram na sua loja, aumentando assim suas estratégias de alcance e ajudando na divulgação da sua marca para novos consumidores.
Além de manter uma base de dados sólida é importante armazenar esses dados em um sistema seguro e protegido, para você ter acesso às informações de maneira simples e prática, confira nosso blog e conheça o que pode fazer para garantir o sucesso do seu negócio!