E-commerce – O mercado em crescimento
O que é um E-commerce?
O e-commerce é um comércio eletrônico no qual as vendas são efetuadas em ambiente virtual. É a possibilidade de comprar um item em qualquer lugar do planeta através de um dispositivo como celular, tablet ou computador. Este é um mercado que está em ascendência em todo o mundo, colocando em evidência a quem, até então, não tinha muita visibilidade.
Os canais mais comuns de vendas são:
-
Social commerce (S-commerce):
Lojas que ficam no perfil da página nas redes sociais, como exemplos podemos falar do Facebook, Pinterest, etc. -
Mobile commerce (M-commerce):
Aplicativos onde as compras são realizadas por smartphones e tablets. Como exemplos podemos falar do App da Americanas, App Amazon e App Magazine Luiza.
-
Lojas Virtuais:
O modelo mais usado. Onde as empresas além de vender, podem mostrar a missão, valores e a história por trás de suas marcas. A loja virtual pode ser uma forma de fortalecer o relacionamento com o cliente
Ter um e-commerce é uma estratégia cada vez mais comum entre os empresários para aumentar suas vendas. Realizar vendas on-line está deixando de ser uma vantagem competitiva para se tornar essencial ao seu negócio.
Caso você não tenha comprado on-line, com certeza conhece alguma pessoa que já o fez. A diversidade de itens que pode se comprar na internet está cada vez maior. A isso cabe a seguinte reflexão: eu também posso faturar na internet com meu negócio?
Os números das vendas on-line estão cada vez mais promissores:
-
Faturamento do e-commerce soma R$ 53,2 bilhões em 2018, alta de 12%.
-
E-commerce deve crescer 17% ao ano no Brasil até 2021 (aponta estudo feito antes da pandemia do coronavírus).
-
1º trimestre de 2020 registrou um crescimento de 32% de compras online.
Vantagens de ter uma Loja Virtual:
-
Disponibilidade 24 horas:
Seu cliente poderá escolher a melhor hora para visitar sua loja e realizar suas compras, não se limitando, assim, ao horário do comércio de uma loja física.
-
Maior alcance aos consumidores:
Como seu cliente não necessita comparecer á sua loja para realizar suas compras, a limitação geograficamente cessa, podendo efetivar vendas nacionais e até internacionais.
-
Marketing Personalizado:
Você poderá estabelecer estratégias de SEO, ou seja, um melhor posicionamento da sua Loja Virtual no Google para a persona que deseja atender.
-
Custo Operacional Baixo:
Uma loja Virtual não precisa de muitos investimentos, desta forma economiza em atendentes, comissões, móveis, infraestrutura, loja maior, arquitetura, aluguel, etc. Basta ter o lugar para guardar as mercadorias e o investimento na tecnologia.
-
Integração com o software:
Possibilidade de integrar a loja com o sistema gerencial de forma a funcionar com maior eficiência, confiabilidade e agilidade.
Gostou destas dicas e quer saber mais como abrir sua loja virtual?
E melhor ainda, de um parceiro que a loja já é integrada ao nosso software de gestão?
É só ler o artigo da Flextore, especialista em lojas virtuais, clicando aqui.
Não perca tempo e se adapte ao cenário atual, converse com o nosso time de consultores através do WhatsApp: (37) 99160-5885.
Lembre-se de um provérbio chinês:
“O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás, o segundo melhor momento é agora. ”
Material complementar:
Artigo: Como migrar um negócio de físico para o e-commerce?
Vídeo: Como abrir uma loja virtual – Aprenda com o Sebrae!
Vagas de emprego ligadas ao e-commerce: https://br.jooble.org/vagas-de-emprego-e+commerce