Cuidado com o golpe do boleto falso

Porque você deveria parar tudo que esta fazendo e entender sobre as fraudes de boletos.

Você já pensou no quanto seria desastroso pagar um boleto e descobrir que o dinheiro foi parar nas mãos de um criminoso?

Além da dor de ter perdido dinheiro, ainda é necessário lidar com uma série de procedimentos burocráticos, como registrar um boletim de ocorrência e fazer avaliações de segurança para identificar o que aconteceu.

E se você for empresário e o boleto fraudulento for pago por um cliente, os prejuízos ainda podem afetar seu relacionamento com ele.

Em situações assim tanto a empresa quanto o cliente são vítimas. 

Imagem fraude boletos

Nem todas as pessoas entendem sobre processos de fraude, o que torna o processo de explicação ainda mais difícil. Além disso, fica sempre a dúvida de quem arcará com os prejuízos. 

Por isso, é fundamental entender sobre boletos e como se proteger dessas fraudes.

Já existem registros destes golpes de boletos desde 2012, mas com adesão aos meios digitais ocorridos depois da pandemia houve um aumento de 45% no número de golpes, conforme a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN),

Além disto, com o avanço da tecnologia surgiu novas formas de golpes, um exemplo são vírus capazes de alterar os dados do boleto. Se você não havia ouvido falar sobre isso, é um sinal que tem grandes chances de cair em um golpe deste.

Como se proteger de um boleto falso?

Você sabia que o fator humano é sempre o elo mais fraco na segurança de uma empresa? E isso pode acarretar em perdas financeiras significativas, como no caso de pagar um boleto fraudado.

Entender a fundo sobre boletos é essencial para proteger seu negócio e seus clientes, evitando prejuízos financeiros e também no relacionamento com seus clientes. 

Vamos entender mais sobre o boleto e garantir sua segurança.

O que é um boleto bancário?

O boleto bancário foi criado como uma forma de facilitar o pagamento de contas e de compras no Brasil. Ele funciona como um documento emitido por bancos ou instituições financeiras, que contém informações importantes como o valor a ser pago, o nome do beneficiário (ou empresa), data de vencimento e um código de barras que permite a leitura automática pelo sistema bancário.

Para efetuar o pagamento do boleto bancário, o usuário pode escolher diversas opções, como pagar em dinheiro, em uma agência ou correspondente bancário, pagar online através do seu banco ou por meio de uma carteira digital, ou até mesmo através de um DDA (Débito Direto Autorizado).

Conhecendo os campos de um boleto

Uma das principais medidas para evitar golpes em boletos bancários é compreender os campos presentes nesse documento de pagamento. Ao entender as informações contidas nele, torna-se possível identificar possíveis irregularidades e entrar em contato com a empresa emissora do boleto. Vamos explicar os principais campos de um boleto bancário e como eles funcionam.

  • Sacado: é a pessoa que realiza o pagamento do boleto bancário, ou seja, quem compra um produto ou serviço e precisa efetuar o pagamento. 
  • Cedente: é a pessoa ou empresa que presta o serviço ou vende o produto e está cobrando pelo pagamento. É ele quem emite o boleto e fornece as informações necessárias para que o sacado possa realizar o pagamento. O cedente é identificado no boleto pelo nome ou razão social, CPF ou CNPJ e endereço.
  • Beneficiário: é a empresa ou pessoa física que está emitindo o boleto e recebendo o pagamento. Por exemplo, se você comprar um produto em uma loja virtual, a loja será o beneficiário do boleto. Já se você contratar um serviço de uma empresa, essa empresa será o beneficiário
  • Nosso número: é um campo que identifica de forma exclusiva cada documento emitido. Ele é composto por uma sequência numérica que pode variar conforme a instituição financeira e a carteira de cobrança utilizada. Esse número é importante para identificar e rastrear o pagamento do boleto, garantindo que ele seja creditado na conta do cedente de forma correta. É um número único e não pode ser repetido em outro boleto. 
  • Linha digitável: é uma sequência de números que identifica o banco, a carteira de cobrança, o número do boleto e o valor da cobrança. Essa sequência costuma ter 47 dígitos e é importante para realizar o pagamento do boleto. Ela é dividida em cinco campos: o código do banco, o código da moeda, o código da carteira, o nosso número e o valor do boleto. É possível realizar o pagamento digitando esses números em um caixa eletrônico, pela internet ou em uma casa lotérica.
  • Código de Barra: é uma representação gráfica da linha digitável, composta por barras pretas. Ele é utilizado para facilitar a leitura dos dados do boleto pelas máquinas de leitura óptica dos bancos e instituições financeiras. Cada código de barras é único e contém informações como o valor do boleto, data de vencimento, banco emissor e número do boleto. Ao efetuar o pagamento do boleto em uma lotérica, por exemplo, o código de barras é lido e as informações contidas nele são utilizadas para registrar o pagamento.

Conhecendo as fraudes dos boletos

Há vários tipos de fraudes cujo objetivo é induzir o pagamento de um boleto falso. Esses boletos são semelhantes aos verdadeiros, mas os dados do cedente são redirecionados aos golpistas, fazendo com que o valor pago vá para suas contas. Abaixo, listamos alguns locais onde é comum a geração de boletos falsos.

  • Troca de Dados do Boleto no e-mail: ocorre devido à presença de um vírus no computador, que altera as informações do boleto original e insere dados fraudulentos como código de barras e a linha digitável.
  • Falso boleto impresso: é enviado um boleto impresso para seu endereço informando ser uma nova via e com dados fraudulentos.
  • Problemas de pagamento e segunda via: em situações de compras online, golpistas podem enviar um e-mail informando que houve um problema com o pagamento do boleto e fornecer uma nova via para pagamento. Esse novo boleto pode conter informações fraudulentas.
  • Cobranças intimidatórias: Você pode receber um e-mail solicitando o pagamento imediato de uma dívida sob ameaça de graves consequências. Ao clicar no link fornecido, um vírus é instalado em seu computador e pode modificar os dados de seus próximos boletos de pagamento.
  • E-mail interceptado: os criminosos interceptam os e-mails verdadeiros que você receberia para pagar suas contas. Eles acessam a sua conta de e-mail, que pode ter sido comprometida devido a um vazamento de dados, por exemplo, e trocam o boleto original anexado por um boleto falso. Dessa forma, você acaba pagando a conta falsa e o dinheiro vai para os golpistas.
  •  Super renegociação de dívida: O golpe ocorre quando criminosos se passam por funcionários de empresas e entram em contato com clientes por meio do aplicativo de mensagens. Eles oferecem a renegociação de dívidas com ótimos descontos e então enviam um novo boleto com um valor menor, mas o código de barras é direcionado para a conta dos golpistas. Assim, o cliente paga o boleto falso e acaba perdendo dinheiro.
  • Lojas Virtuais: O golpe ocorre quando o cliente finaliza a compra online e é direcionado para uma página falsa que troca os dados da empresa pelos dados dos golpistas. Assim, o boleto gerado contém informações falsas do cedente e o valor pago é direcionado para a conta dos golpistas em vez da conta da loja virtual.

Confira o vídeo da Febraban sobre os golpes do boleto!

Como identificar um boleto falso?

Verifique os campos abaixo no seu boleto, caso algum esteja errado, é um sinal que o boleto é falso e deve entrar em contato com a empresa que esta efetuando o pagamento. Segue exemplos para que você entenda melhor como e onde conferir.

  • Nome do beneficiário: o Nome deve ser a empresa a qual está pagando o boleto. 
Comparação entre boleto correto e falso
  • Dados do beneficiário: os dados como endereço, CNPJ, CPF devem estar de correto.
No boleto superior os dados do beneficiário está correto. No boleto inferior o CNPJ do beneficiário está de outra instituição
  • Valor: O valor a ser pago no boleto está localizado nos últimos dígitos da linha digitável. Verifique se os valores são idênticos comparando-os com o valor indicado no boleto.
  • Código do banco: Os códigos do banco sempre estarão localizados no início do boleto deverão estar de acordo com seu banco. Para verificar o código de cada banco, acesse este link.
No boleto Superior a linha digital começa com o codigo do banco Sicoob. No boleto inferior começa com o código do banco Caixa.
No boleto Superior a linha digital começa com o codigo do banco Sicoob. No boleto inferior começa com o código do banco Caixa.
  • Dados da Nota Fiscal: Se o boleto foi enviado junto com a NF os dados de ambos devem ser o mesmo. 
  • Código de barra: o código de barras não deve ter falhas, espaçamento incomum ou algo que dificulte a leitura. Pois estes não podem ser lidos automaticamente, sugerindo então digitar um código alterado.
  • Números do código de barra: o número do código de barras da parte superior do boleto deve ser igual à parte inferior. 
  • Logo: certifique que logotipo do banco estão coerentes com o da instituição financeira do banco.
Boleto da Sicood com Logo da Caixa
No boleto superior o boleto correto com a logo da Sicoob. No boleto inferior o logo incorreto da Caixa

A etapa mais importante para identificar um boleto falso

A etapa mais importante é conferir os dados do boleto na tela do aplicativo ou gerenciador financeiro (CNPJ e Razão Social do cedente e do pagador e banco emissor) antes de confirmar o pagamento do boleto.
Exemplo de comprovante de pagamento de um boleto fraudado. Neste exemplo os dados do beneficiário foi trocado por Mercado Pago e nos Dados do Pagador foi usado os da LSoft para tornar mais difícil a verificação de fraude.
Exemplo de comprovante de pagamento de um boleto fraudado. Neste exemplo os dados do beneficiário foi trocado por Mercado Pago e nos Dados do Pagador foi usado os da LSoft para tornar mais difícil a verificação de fraude.

Quais medidas de proteção devo ter ?

Segue algumas medidas para adotar na sua empresa e ter mais segurança

  1. Mantenha seu antivírus, sistema operacional, plugins como Java e Flash atualizados.
  2. Não clique em links suspeitos com cobranças desconhecidas.
  3. Evite imprimir os boletos, existem vírus que trocam as informações do boleto no momento da impressão
  4. Não acredite em e-mails como você ganhou um prêmio, tenho fotos particulares suas, conheça a cura para tal doença, etc.
  5. Caso você se conecte a rede local de sua empresa pela internet, utilize uma VPN.
  6. Sempre que possível opte por débito automático para serviços recorrentes.
  7. Evite usar WIFI públicos para fazer pagamentos de boletos.

Dica de ouro para se proteger de fraudes em boletos.

Para evitar pagar boletos falsos, o ideal é usar o serviço DDA.

O DDA é um sistema de Débito Direto Autorizado, que permite receber todos os boletos eletrônicos emitidos em seu nome. É possível cadastrá-lo em sua instituição financeira como “pagador eletrônico” através de aplicativos ou internet bank.

O DDA é uma forma segura de evitar pagar boletos falsos, pois, ao receber todos os documentos em um só lugar, você pode reconhecer a dívida antes de autorizar o débito. Além disso, essa ferramenta é diferente do débito automático, pois você tem o controle sobre a operação.

Para se cadastrar no DDA, basta entrar em contato com o banco e informar que deseja aderir ao serviço. Com isso, você terá mais segurança nas transações financeiras e poderá evitar fraudes, já que não haverá o risco de documentos serem falsificados.

Como configurar o DDA no Sicoob

Para configurar o DDA no banco Sicoob basta seguir os passos descritos no vídeo abaixo

Caso tiver outro banco basta entrar em contato com seu gerente e verificar o procedimento para aderir ao DDA.

Que saber mais sobre como ter segurança na sua empresa?

Assista o treinamento completo do Leonardo Nogueira sobre segurança da informação em coorporações.

Conclusão

Conhecer os métodos de fraudes em boletos é crucial para proteger suas finanças e evitar prejuízos. Com o aumento das transações online, os golpes se tornaram mais frequentes e sofisticados, tornando-se cada vez mais importante estar atento e tomar medidas preventivas. 

Utilizar meios seguros de pagamento, verificar a autenticidade dos boletos, principalmente o beneficiário antes de confirmação do pagamento e estar sempre atualizado sobre as novas técnicas de fraudes são algumas das ações que podem ajudar a evitar cair em golpes e manter seu dinheiro seguro.

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